terça-feira, 26 de março de 2013

Porto Alegre no mapa BR-EUA

Coincidência eu falar de Porto Alegre logo hoje, dia em que a cidade completa 241 anos? Mais ou menos.

Decidi ontem escrever sobre a abertura do consulado americano em Poa e sobre a criação de uma linha direta Poa-Miami, temas deste post, após receber um e-mail da Maúcha compartilhando uma notícia sobre a nova rota aérea. Deixei o post guardado nos rascunhos para publicá-lo hoje, dia do aniversário de Porto Alegre. Tinha outra postagem na fila, sobre "comida", sugestão da outra irmã, Joice, mas resolvi passar esta na frente por ser mais atual.

Depois, até pensei em então publicar algo como um compartivo entre Porto Alegre e College Station, mas não há muito o que comparar, as cidades são muiiito diferentes (a começar pela população, de 1,4 milhão da primeira e de 100 mil da segunda).

Pois bem, a primeira boa notícia para os gaúchos, assim como também para os caterinenses e quem sabe até para os paranaenses, é a abertura de um consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre no ano que vem (talvez até o final de 2013 já seja oferecido o serviço de renovação de visto no local). O local já está definido, mas é preciso fazer reformas para adequar o prédio, onde já funcionou um supermercado. Para quem não planeja nunca ir para os EUA, não faz diferença nenhuma na vida, mas para quem quer ou precisa, é uma ótima notícia.



Consulado americano em Porto Alegre ficará na Avenida Assis Brasil

Atualmente, temos que ir a São Paulo (ou Rio de Janeiro ou Brasília ou Recife) para conseguir o visto americano. Fazer o visto por si só já dá trabalho e traz custos, e ainda ter que viajar a São Paulo para fazer isso, mais ainda. Eu e o Charles, em parte, aproveitamos que eu ia para um congresso no Chile, e que ele ia me acompanhar, para passar em São Paulo na volta (que é "caminho", ao menos para a rota aérea). Se eu tivesse conseguido fazer meu visto na ocasião, como ele conseguiu, teria sido 100%, porque aproveitamos para conhecer São Paulo juntos. Mas, como já disse por aqui, tive que ir de novo depois e sozinha porque não tinha a documentação necessária para fazer o visto de estudante na ocasião.

Que o consulado vai abrir, é fato. A especulação é de que, em breve, não seja mais necessário sequer fazer visto de turista para vir aos Estados Unidos. Com essa burocracia, eles perdem muitos turistas brasileiros, que acabam preferindo ir para a Europa. Claro que quem vai fazer turismo na Europa, e não nos Estados Unidos, não é só/necessariamente por causa da burocracia do visto, mas que atrapalha, atrapalha.

Hoje a taxa de rejeição de vistos para brasileiros é de 3,8%. Países que têm o percentual de rejeição de menos de 3% são incluídos nos programas de dispensa da autorização e com o índice de 2% não é mais considerado necessário exigir o visto. E, claro, tudo isso tem a ver com o momento econômico que ambos os países vivem. Para estudantes, continuará sendo preciso visto, mas o processo pode ser simplificado.

A outra notícia é que a American Airlines passará a ter um voo direto de Porto Alegre para Miami. Hoje, não existe voo direto de Poa para os Estados Unidos, geralmente a ida para os EUA passa por São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília ou Montevidéu (sim, "voltam pra trás").

Haverá um voo por dia, não foi divulgado ainda o horário. No trecho Miami-Poa, o voo fará escala em Curitiba (mas pelo menos é escala, não conexão, não precisa descer e pegar outro avião). Mas no trecho Poa-Miami, será direto (deve levar umas nove horas). As passagens devem começar a ser vendidas em um mês e a linha começa a operar em dezembro. Relação com a Copa?

O que, por suposto, eu não consigo deixar de pensar (1): sim, depois de eu precisar é que essas facilidades vão chegar... Mas, ok, fico feliz pelos outros gaúchos, quem sabe amigos e familiares, que serão beneficiados. E eu também posso fazer uso né? Uma porque meu visto, sendo de estudante, dura só até o final do ano, então se ano que vem eu quiser vir para os EUA, vou ter que fazer visto de turismo (o visto de turismo dura 10 anos!). E o voo também, mesmo que o destino não seja Miami, fica melhor para ir a outra cidade americana, canadense, mexicana, cubana... (hoje em dia, a melhor pedida para ir para Cuba é fazer Poa-Panamá, e depois Panamá-Havana, mas Poa-Miami-Havana seria uma boa opção também).

Outra coisa que eu não consigo deixar de pensar (2): precisa uma pessoa importante, como sou, vir morar aqui para eles se darem conta da importância da relação Porto Alegre-Estados Unidos... Que coisa!

Ah! (1) A partir do ano que vem, a Tam vai ser parceira da American Airlines (e outras companhias, passando a fazer parte da OneWorld, e não mais da Star Alliance), e assim as milhas voadas em uma companhia poderão ser aproveitadas na outra! Como eu tô voando mooito, vou ver se aproveito.

Ah! (2) Parabéns, Porto Alegre! Adoro a nossa capital federal do Rio Grande, e não demora muito tô de volta, fica triste não! (Se bem que aqui ando de ônibus de graça...)

Não vou deixar de colocar aquela música que adoro, e que nunca fez tanto sentido: "A saudade é demais, é lá que eu vivo em paz! Porto Alegre é demais!".

*E, pra completar, nas opções que ficam ao lado no Youtube, aparece aquela propaganda (linda) de Natal do Zaffari (que o filho chega do exterior, de surpresa, pro Natal). Não é Natal, mas é Páscoa...




...

Outros posts em que falei sobre a "novela do visto americano" (só clicar)

-  A novela do visto

- Doutorado sanduíche: é bom saber 

 

3 comentários:

  1. Eu só queria clicar no botão "Curtir"... bjo

    ResponderExcluir
  2. Uau! Quantas notícias boas! Agora só falta eu perder meu medo de avião! auhauhuahau. sim, eu sei que é seguro, e tal, mas não adianta, quando o troço sobe a barriga gela. é automático!ehehe
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode até ter medo, mas tem que ir igual! Já viu uma daquelas "mensagens" que compartilham no Facebook que diz algo como "vai com medo, mas vai"? É isso aí!

      Excluir