sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

College Station, Texas


College Station tem cerca de 100 mil habitantes e é colada em Bryan, com uma população de 80 mil pessoas. Elas ficam na região de Brazos Valley (confere no mapa do post anterior), no centro leste do Texas. Basicamente, ambas vivem em função da Texas A&M University. 

College Station, dizem minhas pesquisas, é considerada a cidade mais educada do Texas, e a 11ª dos Estados Unidos. Claro, essa informação se refere à escolaridade, mas também diria que as pessoas são muito educadas no sentido não formal. São extremamente gentis. Nos meus primeiros dias no campus (que já são passado, pois já estou na segunda semana), eu perguntava (sempre perguntava!) onde era a parada para o ônibus tal e as pessoas não só me explicavam (se preciso, consultavam no aplicativo do celular) como me levavam até o lugar, e depois davam a volta para trás. Só um exemplo. 

A temperatura nesta região do Texas é parecida com a do Rio Grande do Sul, mas sabe fazer mais frio no inverno e um pouco mais de calor no verão. A máxima histórica é de 43º e a mínima, de -16º. Quando cheguei aqui semana passada, dia 15/01, a temperatura estava entre 2º e 5 º, muito frio, e eu precisava andar na rua, para resolver minhas coisas. Só eu, mais ninguém, até porque aqui o pessoal anda muuito de carro. Na reunião de check-in na universidade, com outros estrangeiros, a secretária deixou claro: se vocês verem alguém caminhando fora do campus, podem ter certeza que é estrangeiro.

No frio de 3º do meu primeiro dia,
mais ninguém caminhando na rua às 3 da tarde.

Falando em caminhar, transporte público também não é o forte por aqui (já que se espera que as pessoas tenham carro). Por sorte, como há muita movimentação de estudantes para o campus, há linhas de ônibus gratuitos de diversos locais da cidade para o campus, e dentro do campus também. Na frente de onde estou morando, passa ônibus a cada 10 minutos em dia de semana. Em compensação, no final de semana, demora uma hora, e para antes das 18h, e daí não sei bem como fazer (os táxis existem, mas são poucos). Uma ótima saída para mim tem sido pegar o ônibus até o campus (10min) e do campus para outra parte da cidade quando preciso ir a outros locais. 

Os ônibus para o campus são 
gratuitos e bem frequentes. Great!

E os motoristas não seguem nada o estereótipo de motoristas de ônibus. São na maioria estudantes da universidade, guris ou gurias. Também há mulheres com perfil "dona de casa" e senhores de idade. Por sinal, nesta semana estavam com aviso de "Drivers wanted". Se eu tivesse tempo e soubesse dirigir ônibus... (se bem que com câmbio automático, como têm, nem seria muito difícil) 

The lone star state
O Texas, também conhecido como The lone star state (estado da estrela solitária), por sua bandeira, é o segundo maior estado dos EUA em população, atrás da Califórnia, e o segundo maior em área, atrás do Alasca. Há, inclusive, uma música símbolo do Texas (Texas, our Texas) que no início do século XX falava em "o maior estado" (largest), mas que teve sua letra sutilmente modificada depois que o Alasca passou a ser um dos estados norte-americanos, trocando o termo para "o mais ousado" (boldest). Dizem (minhas pesquisas, novamente) que o Texas e o Rio Grande do Sul se assemelham em algumas coisas, especialmente no orgulho nutrido pelos habitantes do estado e na manutenção das tradições. Vou ver ainda.

Nos EUA, os estados têm placas "estilizadas".

6 comentários:

  1. Eu queria ver tu conseguir estacionar o ônibus!! Mais fácil porque tem câmbio automático... Sei! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem que fazer baliza, tá, só parar o ônibus nas paradas...

      Excluir
  2. euheuheue. tá ai uma boa alternativa...eheheheh. abraço

    ResponderExcluir
  3. Eu queria saber como voce estava morando, queria saber muitas coisas! Vou estudar lá, mas tenho muitas duvidas ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nínive. Neste post falei sobre onde procurar lugar para morar: http://welcometoaggieland.blogspot.com.br/2013/03/dois-meses.html . Acho que pode ajudar. Também há listas no Facebook do pessoal que mora lá. Me passa teu FB (ou me adiciona) que te incluo numa lista que deverá ser bem útil, volta e meia tem alguém procurando gente pra dividir ap.
    Fica à vontade pra perguntar outras coisas, ou conversamos pelo Face.

    ResponderExcluir
  5. Oi!! Notei que a postagem é meio antiga, porém gostaria de perguntar algumas coisas sobre College Station... Seria possível?
    Obrigada :)

    ResponderExcluir