sexta-feira, 8 de março de 2013

Nova York - 4º dia

4º dia - 24/02 (domingo)
Domingo é dia de que? A resposta certa seria: de churrasco! Hum, saudade. Os brasileiros de College até se reúnem de vez em quando pra um churrasco, mas eu ainda não participei de nenhum... Bom, mas domingo foi dia de ir aos bairros chinês e italiano, nada a ver com churrasco rss.

Em direção a Chinatown, passamos pela região "jurídica" de Nova York. É onde estão vários tribunais e cortes. Como era domingo, nenhuma movimentação de julgamentos, só uns carros da polícia parados. Trazendo mais uma vez o mundo da televisão americana... os tribunais são cenário para uma das minhas séries favoritas, Law & Order - Special Victims Unity.

Police Department
Mas o nosso destino era Chinatown, um pouco da China dentro de Nova York. De uma quadra para outra, quase tudo muda, a arquitetura dos prédios continua a mesma, mas os letreiros, o tipo de comércio e, principalmente, as pessoas, mudam. Você sabe que está em Chinatown quando só cruza com "pessoas de olhinhos puxados". Os mais velhos (nem tão velhos) só falando chinês. Há muitos mercados/feiras vendendo coisas pouco usais para nós, algumas que não sei nomear, mas basicamente muita coisa do mar, como lula, mexilhão...


Chinatown
 
Chinatwon

Enquanto estávamos dando uma passada nas lojas do bairro, vimos a "movimentação" (mal) registrada no vídeo abaixo. Pelo que a Maúcha averiguou no dia, o fusuê é para trazer sorte aos comerciantes. Buscando na internet, descobri que se chama Lion Dance, e serve para assustar/afastar maus espíritos. Agora dá pra entender, porque a dança era meio de assustar mesmo, claro, não a mim, que sou um bom espírito.
 

Uma coisa legal de Chinatown é que eles são bem negociadores. Se viam que estávamos saindo de uma loja sem levar nada, começavam a baixar os preços. Os americanos não fazem isso. Nos lugares em que pechinchamos éramos atendidas por estrangeiros. Bom, vou aproveitar e contar uma ótima (do ponto de vista da minha irmã), que não aconteceu nesse dia, mas como não sei bem o dia que aconteceu e cabe neste contexto, não vou perder a oportunidade.

Estávamos nós negociando os preços de alguns presentinhos em uma loja da 7ª Avenida e o cara (vendedor estrangeiro, turco, quem sabe) já estava ficando irritado, porque não estávamos cedendo. Daí ele larga a pérola: "But you look rich" (Mas você(s) parece(m) rica(s)). Achamos que se referia à minha irmã, que estava "mais chique" que eu naquele dia (acho que todos os dias, seguindo as dicas de maquiagem e uso de acessórios dadas pela irmã mais velha rss) e que era quem estava mais interessada na compra, mas esse "you" pode ser singular ou plural. Bom, minha irmã ficou o resto da viagem se achando com cara de rica. Claro, ela respondeu pro vendedor que só parecia...

Grudada em Chinatown está Little Italy, bem menos expressiva que o primeiro bairro. De uma rua para outra, os letreiros deixam de ser em chinês e passam a ser em verde e vermelho. Basicamente o que há são restaurantes. Como Little Italy é bem pequena, não rendeu quase nada.

Little Italy

Logo chegamos ao Soho, que fica a alguns passos, e tem lojas super bacanas. E o que fizemos no Soho? Compras! As primeiras pra valer, porque a minha touquinha do primeiro dia... fala sério. Imagina, já estávamos no 4º dia em NY e nada de compras. Minha irmã estava ficando muito desapontada.

Também passamos na loja da Apple, e aproveitamos para usar a internet nos MacBooks disponíveis para isso lá. Mas essa não é a loja mais famosa, super grande, é só uma amostra. Aproveitamos a internet para procurar onde exatamente era a Dash, loja das Kardashian. Bom, se não sabe quem são as Kardashian, pergunte pro meu primo Pedro ou busque no Google, se achar que vale a pena. Tínhamos a encomenda de uma perfume da marca para ele. A loja é pequena e não achei muita graça (desculpa, primo), mas garantimos o perfume.

Almoçamos num restaurante italiano (antes de irmos em várias dessas lojas que falei), no Soho, não na Little Italy, e foi nossa primeira refeição mais bacaninha.

Ainda fomos atrás da Universidade de Nova York, mas achava que encontraria um lindo campus/campo verde. Na verdade, são prédios próximos, entre edifícios comerciais e residenciais, quase não dá pra chamar de campus.

Fiquei com a impressão de que foram poucas coisas nesse dia, mas quando tem compras, boa parte do tempo vai nisso...

Resolvi acrescentar uma mapinha para localizar meus queridos leitores (é só clicar nele para aparecer maior, assim como as fotos).



Uma dica: na hora de planejar a viagem a Nova York, se possível, evite domingo(s). Mesmo sendo NY, tem lugares que não abrem e, diferentemente de Porto Alegre, onde o vazio do domingo é bacana, em NY, a graça é a movimentação toda.

Continua amanhã..

4 comentários:

  1. Até os puliça tem olhos puxados!

    ResponderExcluir
  2. Pow! Eu gostei muito desse post, pois é uma das primeiras descrições que ouço da NYU (que é onde vou fazer o meu sanduíche). Mas pelo que vejo no site já imaginava mais ou menos isso (um campus não campus). Aliás, se tiver tirado fotos, como leitor, gostaria de vê-las no blog! euheuheuhe.
    Ah, e eu nunca tinha pensado em visitar o bairro chinês, mas depois desse post, com certeza vou querer conhecer também! b jos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tava pensando mesmo pra qual universidade tu vai. Quando eu estiver com as fotos do celular, acrescento alguma(s) da NYC. Tem um centro esportivo, que deve ser acessível aos alunos, que parece bem bacana. A praça Washington fica ali perto e é bem bonita, cheia de esquilos, e tinha um cara tocando piano no meio da praça.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir