segunda-feira, 11 de março de 2013

Nova York - 7ª dia

7º dia - 27/02 (quarta-feira)
Coisa boa que não tem muito o que escrever do 7º dia rss (tô cansando dessa atualização diária...). E amanhã o dia promete, pois tem visita à capital da terra do Tio Sam.

Quando acordamos, o plano era irmos às compras na 7ª Avenida, por isso não estávamos muito apressadas. Mas enquanto tomávamos o café da manhã perto do hotel, resolvemos mudar os planos, por causa do tempo, que estava fechado. Tínhamos em stand by a ideia de irmos num outlet, passar o dia fazendo compras, mas isso dependeria de termos feito os passeios que queríamos. Como tínhamos feito quase tudo, estávamos autorizadas.

O escolhido foi o outlet de New Jersey. Pelo que tínhamos pesquisado previamente, os preferidos são New Jersey Gardens, em que fomos, e o Woodbury, na cidade de Central Valley. A vantagem do segundo é ser maior. Mas o primeiro já foi grande o suficiente e não conseguimos passar por todo ele, das 10h30 às 16h30. O N.J.G. é fechado, diferente do W., que são como casinhas umas ao lado das outras, ao céu aberto. O primeiro fica a cerca de 30 minutos de Manhattan, enquanto para se chegar ao segundo leva-se mais de uma hora. A passagem para o N.J.G custa US$ 12 ida e volta, para o W., US$ 42. Os ônibus para os dois outlets saem da rodoviária de NY, Port Authority, a uma quadra da estação de metrô da Times Square. Então, não vejo nenhuma vantagem em ir ao Woodbury, e quem já foi nos dois diz a mesma coisa.

Ao chegarmos no outlet, seguimos o fluxo e mostramos o passaporte no balcão de entrada. Ganhamos um livro com cupons de várias lojas, que usamos e economizamos bastante. Tem várias lojas de marcas famosas e outras lojas grandes com coisas bem baratas. Ou seja, tem para todos os gostos.

Tivemos um almoço polêmico nesse dia. Chicken barbecue (churrasco de galinha) e arroz oriental. E Coca, felizmente. Estava bem apimentado, mas não era ruim. Como várias vezes, pedimos uma porção que serviu nós duas, e sobrou.

Adoramos uma lanchonete do outlet, num clássico estilo americano e com um ótimo milkshake.

Na ida, já se compra o bilhete de volta, mas sem horário definido. Na venda, entregam um papel com todos os horários dos ônibus, que saem de meia em meia hora. Na hora de ir embora, fomos para a fila quando um ônibus estava chegando, mas ele encheu e tivemos que esperar o próximo. Mas fomos sentadas, vai bastante gente em pé, e é uma de compra na volta... Ah, sim, compramos bastante. Aquela história de ir com mala de rodinha para trazer as compras de volta com mais conforto não é balela, ajuda mesmo, principalmente para compras de duas.

Outlet New Jersey Gardens.

Na volta, o ônibus demorou uma hora, o dobro do tempo normal, porque era seis da tarde, daí, cidade grande, já viu. Na saída do terminal, demos de cara com o The New York Times! Um grande prédio na 8th av abriga o jornal desde 2007.

Seguimos direto para a bilheteria da TKTS, que vende ingressos para os espetáculos da Broadway com preços promocionais e fica bem em Times Square. Queríamos ir num musical naquele dia (a TKTS só vende ingresso para o mesmo dia). Como já passava das 19h, só tinha sobrado ingresso caro. A entrada para o Fantasma da Ópera estava US$ 72. Esse é, na verdade, um preço normal para a Broadway, mas queríamos pagar menos, então resolvemos deixar para sexta-feira, porque na quinta-feira, dia seguinte, chegaríamos de Washington só depois da meia-noite.

Fomos para o hotel, descansar, porque a uma da manhã pegaríamos o bus para a capital.

Opinião: Se você tem uns 10 dias em NY, como nós, ou se já foi alguma vez e já conhece as principais atrações turísticas, vale a pena dedicar um dia quase inteiro ao outlet. Os preços são bons e você depois não fica indo a pontos turísticos com sacolas, como acontece quando se faz compras no meio dos passeios em NY (é bom evitar, mas às vezes acontece). Mas se você tiver no máximo sete dias na cidade, sinceramente, acho que não vale a pena "perder" um dia em NY dentro de um outlet. Compras se faz por toda a cidade (de preferência deixando as lojas para o fim do dia).