quinta-feira, 14 de março de 2013

Bye, bye, Nova York - 10º dia

10º e último dia - 02/03 (sábado)
Eu estava muito cansada quando chegamos ao hotel na sexta, então não segui o plano de fazer as malas. A irmã diz que ficou até as 3h ajeitando as coisas dela. No outro dia de manhã, ajeitei as minhas, que na minha mala era pouca coisa, e ela acabou de ajeitar as dela. Com algum esforço, coube tudo, e a coitada ficou com duas malas e uma malinha. Saímos no meio da manhã para tomar café e darmos uma andada ali por perto. Fomos no Manhattan Mall, que fica perto do hotel, mas que não tem nada de mais - já tinha lido que Nova York não tem grandes shoppings, o que me soa um tanto quanto contraditório.

Como tínhamos que fazer o checkout ao meio-dia, não demoramos. Voltamos para o hotel, fechamos tudo, descemos e fizemos o checkout. Meu shuttle para o aeroporto saía às 13h e o da minha irmã, às 15h. Tentei negociar com os motoristas dos shuttles que iam pro aeroporto JFK (o maior, de onde saía o voo dela) para ela conseguir ir antes, porque, de qualquer jeito, ia ter que ficar esperando a van com aquele monte de mala - não ia dar muito tempo de passear, e para deixar as bagagens no luggage do hotel custaria US$ 4 por mala (eram três...). Acho que ela conseguiu ir em algum das 14h. Me senti malvada indo antes, com uma malinha, e deixando ela ali, cheia de coisa...

E assim, segui meu rumo. Fiquei pensando que legal seria eu pegar um voo pra minha casinha, ir ver meu maridinho. Bom, pelo menos, como meu destino foi mesmo o Texas, cheguei em casa no mesmo dia. Na chegada em College, para registar, o taxista tinha servido no Iraque - ou era no Afeganistão? Foi bom chegar nesse meu apartamentinho, gosto dele!

Bom, mas antes de acabar, achei que faltava alguma coisa rss. Quando fiz o post de Washington, me dei conta que não passei algumas informações básicas de Nova York. Como não fiz isso para iniciar os posts sobre a viagem, faço para fechar.

A cidade, fundada em 1624, é composta por cinco distritos: Manhattan, Bronx, Brooklyn, Queens e Staten Island. Fica no estado de New York e por isso, para diferenciá-la do estado, costuma ser chamada de New York City (NYC). Sua população é de 8,2 milhões. Já a "Grande Nova York" tem 22 milhões de habitantes. É a terceira cidade mais populosa das Américas, atrás de São Paulo (1ª) e Cidade do México (2ª) (que vou conhecer em julho! Hum, daí vou ter conhecido as três maiores cidades das Américas...). Se ficou curioso, como eu, confere a lista de maiores cidade do mundo.

Não estaremos aqui para ver, eu acho, mas assim como Veneza, Manhattan ainda vai ser invadida pela água. É muito água ao redor, e com o aquecimento global, degelo das calotas polares... já viu. Bom, mas não precisa ter pressa para ir conhecer a cidade, não vai ser nessa vida que isso vai acontecer (dados precisos da minha cabeça. Mas já vi reportagem sobre isso).

Curiosidades:
- Aproximadamente 36% da população da cidade é formada por estrangeiros. Em Los Angeles e Miami essa proporção é ainda maior;
- Chinatown reúne a maior concentração de chineses no Ocidente;
- O Central Park é composto por 100 parques menores;
- O município está experimentando um baby boom, único entre as cidades estadunidenses. Desde 2000, o número de crianças menores de 5 anos de idade que vivem em Manhattan cresceu mais de 32%;
- Desde 2005, a cidade tem a menor criminalidade entre as 25 maiores cidades dos EUA.

Bom, é isso! Encerro as sessões com a bela voz de Frank Sinatra cantando a cidade de Nova York.




Agradeço a quem leu cada um desses posts pela atenção. E um obrigada especial à minha sister, a melhor companhia para descobrir NYC. Ah, e aproveitando, obrigada a meu pai e minha mãe, que não permitiram que o fato de eu crescer em um cidade de oito mil habitantes me fizesse ter uma visão pequena de e do mundo.

Tá aí uma viagem que ficou bem registrada, NEW YORK, NEW YORK.

Mês que vem, New Orleans e Miami (um post para cada cidade e era isso)! Charleco na área daqui um mês!

See you! Volto semana que vem.

4 comentários:

  1. Show de bola! Pra mim, as dicas estão sendo ótimas! Nem sabia dessa de sumir do mapa, mas enfim, de repente meus tataranetos poderão dizer que o tataravô andou por lá.. auhauhauha.
    see you!

    ResponderExcluir
  2. Lirian,
    Maravilhoso o teu relato.
    Li todos os posts.
    Do 1º dia ao 10º.
    Li e mais,favoritei e ainda anotei as dicas.
    Pretendo conhecer Nova York,daí já tenho idéia do que fazer lá!
    Importante para mim foram as dicas de lugares com ingressos econômicos!
    Também faço parte da turma "mãos-de-vaca"! Sim, conhecer lugares, mas com pouco dinheiro!
    Ah!Acabei de assistir o filme Hitch - Conselheiro Amoroso, que você cita, (por conta do teu relato, fui na Locadora TchÊ Vídeo do Menino Deus, aluguei, assisti e fiz um paralelo com a tua viagem! Você foi perfeita!)
    Obrigada, por fazer eu conhecer mesmo que virtualmente, Nova York!
    Vou continuar sendo tua leitora de outras viagens!
    Sucesso no Doutorado Sanduíche!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadíssima, Malu! O que precisar, estamos aí (e já de volta!) :) Bjo

      Excluir