segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A Texas A&M University

A A&M, primeira universidade pública de ensino superior do Texas, foi fundada em 1876 - tem 136 anos! A & M significa Agricultural and Mechanical, áreas da universidade no seu início, quando a instituição se chamava Agricultural and Mechanical College of Texas. Quando foi fundada a Universidade do Texas, menos de 10 anos depois, queriam fechar a A&M, pois não viam necessidade de ter duas instituições públicas de ensino superior no estado. Mas isso não aconteceu. Hoje a rivalidade com a Universidade do Texas é enorme, especialmente no esporte, mas não só.

A universidade tem cerca de 50 mil estudantes, sendo a maior do Texas em número de alunos e a sexta maior dos Estados Unidos (a posição varia conforme o ano). O campus é também um dos maiores do país.















A universidade tem uma faculdade militar, com cerca de 2.600 cadetes, que forma para o exército, a marinha e a aeronáutica. Pela sua tradição militar, teve participação de muitos de seus estudantes nas duas Guerras Mundias, na II Guerra foram mais de 20 mil alunos da Tamu. No campus, é um pouco estranho ver tanta gente fardada em um ambiente universitário. 

A banda marcial, que se apresenta principalmente nos jogos de futebol do time da universidade, é a maior do mundo, com mais de 300 componentes. O vídeo da banda mostra a precisão dos movimentos da banda. Dá para imaginar quanto treino para fazer tudo certinho, e tocando. Eu achei demais.





São cerca de 800 associações estudantis, dos mais variados tipos. Até eu já participo de uma, a Brazilian Students Association - mas falo dos brasileiros por aqui outra hora. Falando em estrangeiros, são muitos, asiáticos então! No ônibus, ouço sempre alguém falando outra língua, geralmente o espanhol, mas também chinês, indiano... Negros são em bem maior número do que na UFSM ou na PUCRS, onde estudei/estudo, mas são, de longe, minoria. De uns 20 alunos de doutorado com que tenho contato, acho que quatro são negras. No corpo docente, tem uma indiana e um brasileiro, os demais acho que são todos americanos (e brancos).

Uma grande biblioteca no campus - que ainda não conheci, porque não é para retirar livros e fica mais distante - leva o nome do ex-presidente George H. W. Bush (o pai) e é na área da biblioteca (do lado de fora) que ele e a esposa serão sepultados (ele já está com 89 anos). O corpo de uma filha deles, que morreu com quatro anos, já está lá.

E eu por aqui

Estou assistindo a duas disciplinas. Comecei com três, mas já desisti de uma, pois não me interessava tanto e acaba que aulas tomam bastante tempo, principalmente se for fazer as leituras. As disciplinas que estou fazendo são Comunicação e Gênero e Métodos Interpretativos. Além do conteúdo propriamente, é bom para praticar o inglês e para socializar. Achava que teria mais dificuldades nas disciplinas, tanto pela língua quanto por imaginar que os alunos teriam bastante embasamento, mas não é o caso.

Tenho uma sala que divido com um outro doutorando. Tenho e-mail da Tamu, acesso à biblioteca, ao sistema de aluna das disciplinas, um escaninho, chave do prédio, da cozinha. Enfim, o pessoal foi bem prestativo e estou bem instalada.


Prédio do Departamento de Comunicação

Quanto às orientações, estou achando bem produtivas. Meu orientador é muito legal, me ajudou na instalação, e já me deu boas indicações para a tese. Isso nas duas primeiras semanas, porque nas últimas duas ele está viajando, dando um curso na Itália. Também tive uma semi-orientação com um outra professor indicada por ele, que estuda o uso de novas mídias por mulheres.

Sobre o inglês, nas aulas, entendo bem, com exceção de alguns colegas que falam "estranho", e consigo desenvolver meu argumento... Na rua, tenho um pouco mais dificuldade, com lojista, taxista, pois falam rápido demais.

Para conhecer um pouco a universidade:



Várias das coisas que aparecem no vídeo vou comentar no próximo post, sobre as tradições da universidade - e a minha decepção porque não vou participar daquelas envolvendo o futebol (americano) :(

8 comentários:

  1. E as bibliotecas são grandes? Teve alguma coisa que tu foi procurar e não encontrou?
    Ah, a TAMU era só rurais e quem conhece minimamente a UFSM sabe do poder do CCR. Interessante.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim e sim. Mas tem uma opção de encomendar o livro que não encontrou... Ainda vou ver como e se funciona!

      Excluir
  2. muito massa! valeu a pena todo o sacrifício do visto e dos documentos! legal mesmo, parabéns desde já! abraço

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a banda! Eu precisaria de dedicação exclusiva para conseguir tocar um instrumento e fazer movimentos tão precisos! rsss. ok, entendi a história do 12º jogador, li alguma coisa no Wikipedia, falando que foi na TA&M que o termo foi usado pela primeira vez, mas tem um momento no vídeo que parece ter havido algo em 1999. Numa primeira busca eu não encontrei... e como tenho uma mana jornalista, acredito que ela fará a busca jornalística! heheh. Thanks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é, foi pesquisar? Bonitinha, e apressadinha. No post sobre as tradições (em breve) vou falar sobre o 12th man e também sobre o ocorrido em 1999. Mas, pra não deixar de responder e pra não passar por desinformada... Eles fazem uma grande fogueira (Bonfire) em véspera de jogo contra a Texas University, e em 1999 a fogueira desmoronou e matou 12 jovens! Desde então a fogueira é proibida dentro da universidade, mas seguem fazendo fora (tipo trote da UFSM). Ok? You're welcome!

      Excluir
  4. Bah! Bem que achei que tinha mortes envolvidas! E ainda por cima foram 12... o mesmo número... interessante, apesar de bem triste! Como será que eu habilito notificações de comentários? rsss. Kisses! Ah, não tinha comentado, mas o CCR-UFSM rules!!!!

    ResponderExcluir
  5. Tô adorando poder te acompanhar via blog!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Que bom! Mas ter um blog dá trabalho, não sei como tu mantem o teu há tanto tempo...

      Excluir