quinta-feira, 4 de abril de 2013

Saco vazio não para em pé, também nos EUA!

Comida! Tá aí uma coisa bem boa! Claro, nem tudo...

Nesses quase três meses (sim, em 11 dias, completo três meses aqui), já dá para fazer um balanço da alimentação nos EUA. Antes de tudo, importante informar, emagreci dois quilos desde que cheguei, e não é porque não sei cozinhar direito, não gosto da comida ou é muito caro. A primeira parte é verdade, não cozinho bem, mas gosto da comida e não é caro. Então, aquela história de que todo mundo engorda morando fora, ainda mais nos EUA: mito!

Quando se fala em comida+EUA, logo se pensa em fast food, coisas gordurosas, cheias de calorias, grandes proporções. Mito ou verdade? Verdade! Sim, as redes de fast food estão por tudo, as comidas são mais gordurosas do que a média no Brasil e tudo precisa ser grande para os americanos, do copo (balde) de refri ao saco de salgadinhos.

Em Nova York, há uma lei nova que limita o tamanho dos copos de refri vendidos nas lanchonetes e afins. Não notei nada disso lá, mas assisti a várias reportagens a respeito desde que cheguei. Claro, os americanos acham uma falta de respeito à liberdade de escolha do invíduo, a razão de viver deles. Mesmo assim, o quesito saúde venceu. Mas isso é uma lei local, que não chegou aqui, imagino, porque os copos de refri que o pessoal anda pela universidade são gigantes.

Eles estão sempre acompanhados por alguma bebida, seja refri, café (cafezão, claro), chá gelado, quente, ou pelo menos água. Em aula, todos chegam com algum líquido. Eu já estou aderindo. Meu vício aqui é tipo um café com leite, que na verdade é café preto com "cream", uma espécie de leite em pó que eles colocam no café. Nunca fui muito fã de café preto e café com leite propriamente é meio pesado pra ficar tomando com frequência, então esse "café com cream" eu acho ótimo. Descobri o tal cream na cozinha do departamento e agora tenho um potão em casa, e comprei um daqueles copos com tampa que eles usam e não sei como vou viver sem um dia (o copo vou levar, mas o pózinho não existe)... E tem esse cream de tudo quanto é sabor, mas eu prefiro o tradicional mesmo.

Comparando
Claro, tem coisas boas, não tão boas, ruins e outras simplesmente diferentes. Uma coisa simplesmente diferente é o horário da janta, que costuma ser entre 18h e 19h. Na verdade, nada fora do comum para meus pais, mas meus pais não são brasileiros "normais".

Entre as coisas ruins (para o meu paladar), duas decepções: manteiga de amendoim e feijão enlatado (como comentei no Facebook logo que cheguei). A manteiga de amendoim eu achei que ia amar, porque gosto de amendoim e tal. Mas não chega a ser doce e é muito gordurosa, não consigo comer no pão nem nada e o pote tá inteiro. O feijão enlatado, que, por sua vez, não deveria ser doce, é adocicado, não tem como comer, e foi pro lixo. Me disseram que a saída é comprar o "Pinto beans", que é uma marca mexicana, e daí é mais parecido com o nosso feijão. Mas não experimentei, prefiro fazer lentilha e esta semana fiz feijão pela primeira vez (na vida). Não tenho panela de pressão e fiz na panela normal. Deu certo. Mas prefiro lentilha, é mais rápido e dá tanto pra substituir o feijão quanto pra fazer sopa. Mas tem feijão de tudo quanto é tipo no mercado, como os nossos.

Entre as coisas não tão boas, está o churrasco. Claro, quando se é do RS, a gente se torna muito exigente sobre o assunto. Por aqui, churrasco é bem popular, não sei se é algo do Texas... Não fui em churrasco caseiro feito por texanos, mas numa típica churrascaria deles. É muito diferente das nossas, nada a ver com um "espeto corrido". Eles servem a carne em fatias finas, e geralmente acompanhada de pão. E a carne vem meio fria. O gosto até é bom, mas não dá nem pra chamar de churrasco, mesmo com o gostinho defumado.

Em compensação, o churrasco dos brasileiros é bem bom. E, claro, acompanhado por toda a função típica de um churrasco e de uma junção de brasileiros - descobri com os brasileiros de outras regiões que esse emprego da palavra "função" é próprio dos gaúchos, essa eu não sabia.

Entre as coisas boas, além do café que falei e de coisas com blueberry, que eu adoro, destaco a diversidade e o preço dos sucrilhos rss. Meu café da manhã é sucrilhos desde os 12 anos de idade, e aqui, como se sabe, é a terra dos sucrilhos. Tem de tudo quanto é tipo e tamanho, e com um preço muito melhor do que no Brasil. É tipo a metade do preço, mesmo se pensar em reais - mas isso é uma coisa que não costumo fazer para comida, até porque recebo em dólares. Já para roupas e eletrônicos, vale a pena converter para ver se vale mais a pena comprar aí ou aqui. E como os EUA, de fato, são o país do consumo, as compras aqui ganham em quase qualquer comparação, mesmo fora de grandes centros.

Voltando à comida nossa de cada dia... Uma coisa que acaba sendo uma boa pra mim são congelados. Sei que não costumam ser saudáveis, e que não é a mesma coisa que uma refeição fresca. Mas, como a) as minhas comidas não ficam muito boas, b) exagero na quantidade e acabo colocando fora e c) fazer comida toma tempo, tenho gostado dumas refeições congeladas que a) têm menos sódio e etc do que a maioria dos congelados, b) vêm no tamanho certo pra mim, c) não são muito calóricas, d) são gostosas e e) são baratas (entre um e dois dólares a caixinha para uma refeição - para mim é suficiente, mas para muitos uma só não seria).

OBS 1- Duas coisas garantidas: ovo e galinha (assada no forno). Até agora, são as únicas coisas que têm exatamente o mesmo gosto que no Brasil.

OBS 2 - As comidas, em geral, demoram muito para estragar, o que é bom para mim morando sozinha. O pão, por exemplo, dura um mês na geladeira tranquilo, com o mesmo gosto de quando novo. Mesma coisa o leite.

OBS 3 - Ah, e o tomate não está essa careza que está no Brasil (o que a gente não fica sabendo pelo Facebook). É menos de um dólar o pound, que é meio quilo. Um quilo vai dar um pouco menos de dois dólares, claro, se for converter, já dá 4 reais, mas é o tipo de coisa que não dá pra converter. E a saída pra eu comer salada por aqui é comprar em pacote que já vem com alface e afins lavados e cortados, daí eu como, se não dá preguiça, e estraga muito rápido.


Quanto aos fast foods, evito, mas, claro, já comi uns hambúrgueres com fritas - inclusive, um dia (não era McDonald's) fui pagar um trio hambúrguer, fritas e refri e o computador não estava funcionando e a caixa disse para eu passar sem pagar, ainda perguntei se deveria voltar depois pra pagar, e ela disse que não...

Para terminar com umas fotinhos de comida... Em Nova York, cada café da manhã eu e minha irmã pedíamos alguma "comida clássica" americana para experimentar. Até ovos com bacon comemos um dia (sim, é muita gordura pra primeira refeição do dia). Dentre as novidades não muito aprovadas estão bagle e pretzel, esse segundo, nada a ver. Não chega a ser ruim, mas bom não é. De resto, nada bem de novidade, e todas aprovadas, como donuts, pancakes, muffin... Registramos algumas das nossas refeições, coisa que no dia-a-dia aqui não faço, então as fotos que tenho sobre o assunto são de NY.



















3 comentários:

  1. Até que enfim! Post novo, sobre um assunto que eu adoro!
    É, Lili, tu é muito diferente da mana grande... Ganhei alguns pounds no meu sejour na França... Eu ficava sozinha e descontava nos croissants e etcs, que eram bem baratos por lá!
    Que bom que eles já tem algumas comidas congeladas com menos sódio e com tamanho mais, digamos, normal.
    Sabe que essa de feijão doce eu já vi por aqui, na feira, com nossa madre, inclusive. Os japoneses usam feijão para preparar doces e sobremesas. Também não gostei.
    Outra coisa que eu adorava na França era a salada minimamente processada. Essa que tu falou que vem no saquinho... (parêntese para a Cientista de Alimentos...). No Brasil, esses produtos são super caros, nunca tive coragem de comprar, mas lá eram de bom preço!
    E estou passada com a história de que tu conseguiu fazer aquela refeição de graça! Esse pessoal da terra do Tio Sam nos surpreende!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lírian!
    Adorei o Post!
    O que eu mais gosto de comer na terra do Tio Sam é a comida mexicana do Taco Bell!
    Aproveita bastante tua estada aí!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  3. auhauhauha. a parte do ovo eu não vou poder testar, porque sou alégico!! aliás, um big problem pra mim, pois acho que praticamente todos os fast foods levam ovo (ou alguma coisa que vá ovo, como maionese, etc). então, acho que vou emagrecer também (se bem que eu to precisando..uahauhau). acho que o emagrecimento também acontece pq, imagino eu, estando aí, a gente quer conhecer tudo, então, se movimenta bem mais!
    abração!

    ResponderExcluir