segunda-feira, 3 de junho de 2013

Uma "blogueira" sofrendo de curiosidade

Eu não sei se vocês notaram que, há cerca de um mês, habilitei uma ferramenta que mostra a origem das visitas, na lateral à direita (mais abaixo). Tenho achado divertido saber de onde as pessoas acessam o blog, mas fico super intrigada, porque tem lugares muito diferentes, e às vezes entendo que seja um leitor mais recorrente, pois a cidade aparece com frequência (claro, pode ser coincidência).

Eu não fico "fiscalizando" a entrada das pessoas, fiquem tranquilos, mas quando entra alguém de Santa Maria, Porto Alegre, Chapecó, Londrina, Caxias do Sul ou Pelotas, sei quem são. Das três primeiras cidades até não tanto, porque conheço mais gente que pode ser que leia o blog, mas as três últimas, não tem erro.

A cidade que mais me intriga é Mountain View, Califórnia, que aparece com alguma frequência. Querido leitor da Califórnia, se vocês estiver lendo, e entendendo, por favor, dê um oi no comentário desse post e acabe com a minha curiosidade!! Todo mundo mais que quiser se identificar via comentário, eu agradeço, ajudará essa "blogueira" curiosa (*eu coloco o blogueira entre aspas porque, apesar de ter um blog, não me considero blogueira, no máximo alguém que tem um blog por um período, provavelmente, temporário).


"Controle de tráfego" na barra à direita.
 
Além disso, é possível saber como a pessoa chegou até o blog, e muita vezes esse desembarque se dá pelo Google. Dar uma olhada nos termos buscados que levam ao meu blog é bem interessante. O tema que mais traz ao blog são dúvidas sobre doutorado sanduíche, o que é super compreensível. Também buscas por doutorado de forma mais geral (tipo, "como começar o doutorado", "conciliar doutorado e trabalho" - se descobrir como, me conta) e questões envolvendo o visto. Há alguns tópicos bem específicos, que apareceram em só um post, como o "fim do visto americano para brasileiros" e o consulado americano em Porto Alegre, através das buscas "quando vai abrir o consulado em Porto Alegre" e, o meu preferido, "como trabalhar no consulado de Porto Alegre" (certamente essa pessoa não encontrou a resposta aqui, mas é uma boa questão...).

Doutorado sanduíche: dois esclarecimentos (para começar)
Em relação às buscas sobre doutorado sanduíche, vi questões das quais não falei aqui, e vou tentar responder essas "dúvidas", e depois trazer outros esclarecimentos que podem ser úteis. E quem quiser perguntar algo, fique à vontade para usar os comentários (post muito interativo hoje, vamos ver se alguém sem ser Joice, Maúcha e Eduardo comentam, mas, claro, vocês três não me abandonem). Sou muito grata aos que me ajudaram, e mesmo assim fiquei perdida em muitos momentos, então sei como é importante.

"Como entrar em contato com o professor" - Como se imagina, um dos primeiros passos para o sanduíche é contatar e receber o aceite de um professor da universidade para onde se deseja ir. O melhor é que esse professor tenha contado com o seu orientador, isso facilita tudo, desde o contato à relação e etc. Também vale a pena pedir indicações de outros professores brasileiros que você conheça que pesquisem na mesma área. Mas não deixa de ser uma opção buscar um desconhecido (que pode ser conhecido/famoso, mas de preferência não muito, porque esses até podem aceitá-lo, mas costumam não dar nenhuma atenção) do qual já leu algo, ou, em último caso, buscar o corpo docente nos sites das universidades, e entrar em contato com algum professor com o qual encontre afinidade no tema de pesquisa. Nesse caso, ele poderá não aceitar, mas explicando bem o funcionamento, costumam aceitar. Essa última opção é mais comum entre estudantes que escolhem para onde vão pela cidade, e não pelo orientador. É importante explicar a parte burocrática para o futuro orientador, deixando claro que é como se não houvesse vínculo com a universidade - embora haja de certa forma, pois é preciso que a universidade aceite o aluno estrangeiro -, que você não irá ser "aluno da universidade", não se matriculará em disciplinas, e que os custos serão pagos pelo governo do Brasil. O orientador só precisa enviar um minicurrículo e uma carta de aceite, em que consta o período do sanduíche e em que afirma que o aluno domina a língua do país para onde vai.

"No primeiro mês não recebe" - O pagamento do bolsista de doutorado sanduíche é relativamente confuso, mas depende basicamente da implementação da bolsa, que ocorre depois que todos os documentos exigidos pela Capes (aqui) já foram enviados. Com isso pronto, uns 15 ou 20 dias depois eles costumam depositar o valor dos auxílios (deslocamento, instalação e saúde) e os três primeiros meses de pagamento, mesmo que o bolsista ainda demore a viajar. Tem brasileiras aqui que receberam esse valor seis meses antes de viajar (sorte dessa gente que estava com tudo pronto com tanta antecedência). Como eu só consegui concluir o envio dos documentos dois dias antes de viajar (verdade! só consegui enviar o visto digitalizado dois dias antes de partir), minha bolsa foi implementada, e recebi o pagamento, depois de estar aqui. Recebi um e-mail informando que eu receberia a primeira parcela (auxílios e três meses de bolsa) na minha conta no Brasil. Mas não adiantava muito eu receber no Brasil, pois eu precisava do dinheiro aqui. Então, respondi o e-mail perguntando se não teria como fazer o pagamento na conta daqui, e foi possível. Tive que comprar passagem e arcar com todos os gastos iniciais sem ter recebido, mas depois veio tudo junto (e me senti rica!). Então, não tem isso de "não receber no primeiro mês", pode receber até antes. E os pagamentos são feitos de três em três meses. No meu caso, não recebo o segundo auxílio deslocamento, que é para quem fica um ano comprar a passagem de volta.

*Dica: para quem vai ficar um ano, não há como comprar a passagem de volta junto com a de ida, porque não há como comprar passagem de avião com essa antecedência toda. Em relação ao valor, comprar só um trecho (só ida ou só volta) sai praticamente a mesma coisa que ida e volta juntas (muito quase a mesma coisa ou, às vezes, a mesma coisa). Então, uma dica para economizar é comprar a passagem de volta para uma data "fictícia", o mais distante possível, e depois remarcar. Me disseram que se você comprar a passagem como estudante (por agência de viagem), a remarcação sai cerca de US$ 100, então vale super a pena. Se a remarcação for por sistema normal, sai bem mais. Da mesma forma, você receberá o valor para o retorno, porque é assim que a Capes funciona, os valores são fixos, independente se custar mais ou menos, não há complementação para o aluno nem devolução para a agência.

Essas foram as duas questões que vi que foram buscadas sobre as quais não tinha tratado ainda no blog. Mas ainda esta semana faço outro post com mais "esclarecimentos" sobre o sanduíche. Vou parando por aqui porque o texto já se alongou bastante, e daí a gente guarda um pouco para outro dia ;-)

*Vale ressaltar que esse é o funcionamento da Capes, mas com o CNPq é praticamente a mesma coisa. Já outras agência de fomento, como a FAPESP, não são bem assim, e nesses casos essas explicações podem não ser muito úteis.

...

Como uma boa "americana temporária", destaco: Miami Heat na final da NBA! Apesar do carinho por Miami, minha torcida vai ser para o adversário, o texano time San Antonio Spurs, que além de ser do "Lone star state", como eu (haha), tem um brasileiro, como eu (agora sim), o Tiago Splitter. San Antonio está no roteiro da "viagem de despedida", vamos passar o 4 de julho lá, inclusive, e espero que seja a cidade do campeão de 2013 da NBA!

...

Outros posts em que falei sobre o "caminho até o doutorado sanduíche" (só clicar) 
- O longo caminho até o doutorado sanduíche (o mais acessado do blog!) 

- O mundo como opção

- Doutorado sanduíche: é bom saber 

3 comentários:

  1. Lili, pode deixar que a mana não te abandona! hehehehe. Também fiquei curiosa: quem é o teu leitor de Pelotas? rsss.
    Post muito atualizado! Eu ainda não sabia quem tinha ganhado o jogo de ontem! Ficou meio tarde... e a vida começa cedo no hemisfério sul! (não tanto quanto na latitude 30º...).
    Boas dicas para quem está atrás do Doc Sanduíche!
    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De Pelotas é o Eduardo, colega da PUC que vai para NYC em agosto.

      Excluir
    2. hummm. Como é colega da PUC, achei que fosse da grande PoA...

      Excluir