segunda-feira, 24 de junho de 2013

De Dallas à Cidade do México: 3.700km de aventura!

Vamos falar de coisa boa... Vamos falar de viagem!

Quando comprei minha passagem para vir para o Texas, também já comprei a da volta. Naquele momento tínhamos decidido que a volta seria pelo México, com uma previsão de 20 dias de viagem. Meu período no sanduíche acaba dia 30 de junho e então tenho 30 dias, de acordo com o regulamento da Capes, para retornar ao Brasil. Como em abril eu e o Charles não pudemos viajar muitos dias por causa das aulas dele no mestrado, planejamos essa segunda viagem mais longa.

Engraçado pensar que há uns seis anos, México não estava entre os lugares que eu mais gostaria de conhecer. Mas a gente muda e hoje é um dos países que eu mais gostaria de conhecer e estou (estamos) bem ansioso (s) para chegar lá. Um dos aspectos que me influenciou a querer conhecer o México é que muito dos autores que estudo são mexicanos, pois minha linha de pesquisa é bem latino-americana. Claro, isso é só um dos fatores.

Antes de chegarmos lá, contudo, vamos viajar uma semana pelo Texas. Antes de vir pra cá, eu achava que nessa altura do campeonato eu já conheceria mais coisas do estado, mas só conheço um pouco de Houston. Sem carro e sozinha, fica difícil. Além de que, já tínhamos mais ou menos o plano dessa viagem, então também não fiz tanta questão de conhecer esses lugares antes.

Roteiro - Texas-México (clique para ampliar)
 
Nesta sexta-feira, eu saio de College e o Charles, de Porto Alegre. Nos encontraremos em Dallas, eu chego sexta mesmo e ele, sábado. De lá, vamos para Austin e, depois, San Antonio.

Nossa ideia era ir de San Antonio para a fronteira EUA-México dia 3 ou 4 de julho. Mas, peraí. Não dava para ir embora dos EUA exatamente um dia antes ou no dia que se comemora a independência americana. Então, vamos passar o dia o "4th July" na terra do Tio Sam, em San Antonio, antes de seguirmos pra fronteira. Meu orientador aqui disse que o 4 de julho é bem legal lá, com fogos à beira do rio que corta a cidade e tal.

O Charles, com seu espírito aventureiro-jornalístico (que eu tenho também, se não acho que não faria essa viagem, que, vale destacar, será toda feita de ônibus), queria conhecer a fronteira mesmo, uma cidade que faça divisa entre os dois países. Sabemos que a situação na fronteira é meio tensa. Como nossa última parada nos EUA é San Antonio, escolhemos seguir para a cidade mexicana mais próximo, Nuevo Laredo

"Nuevo Laredo é o principal ponto de passagem da fronteira México-Estados Unidos. Trinta e seis por cento da atividade comercial entre os dois países passam por ali, e cerca de cinco mil carros por dia, além de passageiros a pé nas quatro pontes que estão acima do Rio Bravo (para os americanos, o rio se chama Rio Grande). Isso claro, sem contar os ilegais, muitos deles tristemente representados nas cruzes sobre a cerca que inibe passagem de ilegais. No ano passado, cerca de 400 morreram afogados, tentando cruzar o rio, mais de um por dia." (Trecho do texto do jornalista Lúcio Castro, de 2011. Completo aqui)

Nossa passagem por Nuevo Laredo será rapidinha, só um dia e uma noite. De lá, seguimos para Guadalajara, a terra dos mariachis, e também pertinho da terra da tequila. Já vimos que há passeios parecidos com as famosas "rotas dos vinhos", mas é a "rota da tequila". Mas claro, essas coisas conto depois, nos registros de bordo.

Depois de Guadalajara, chega a hora de pegar um pouco de praia! 35 anos depois (*eu tinha colocado 25, mas fui pesquisar, e a série vai de 1971 a 1980, e o episódio de Acapulco é de 1978!!), vamos repetir as férias do Chaves, e vamos pra Acapulco. O próximo destino é Oaxaca, que dizem ser uma das cidades mais tipicamente mexicanas, e com importantes ruínas astecas.

A viagem termina na capital dos Estados Unidos Mexicanos, Cidade do México, ou DF, como eles se referem. É a segunda maior cidade das Américas. Lembram que falei (aqui) que iria conhecer as três maiores cidades do continente - São Paulo, Cidade do México e Nova York? Pois de acordo com uma outra lista (aqui) que consultei, Lima roubou o posto de 3ª colocada de Nova York. Em 2014, há um importante congresso na área da Comunicação (Alaic) que será em Lima, quem sabe...

Estamos com todos os hotéis reservados e com 90% das passagens de ônibus compradas. Apenas os dois últimos trechos no México não conseguimos comprar pela internet, então faremos isso assim que entrarmos no país. As viagens no Texas, que são mais curtas, serão feitas pela manhã, e as no México, à noite, porque as viagens variam de 6h a 12h. Um dia faremos uma viagem sem muito planejamento, sem os hotéis reservados, seguindo a direção do vento...

Mãe, se quiser saber onde tô cada dia, consulta aqui:

29-06 – Dallas
30-06 – Dallas
01-07 – Dallas – Austin
02-07 – Austin
03-07 – Austin – San Antonio
04-07 – San Antonio
05-07 – San Antonio – Nuevo Laredo
06-07 – Nuevo Laredo – Guadalajara
07-07 – Guadalajara
08-07 – Guadalajara
09-07 – Guadalajara – Acapulco
10-07 – Acapulco
11-07 – Acapulco
12-07 – Acapulco – Oaxaca
13-07 – Oaxaca
14-07 – Oaxaca – Cidade do México
15-07 – Cidade do México
16-07 – Cidade do México
17-07 – Cidade do México
18-07 – Cidade do México – Brasil
19-07 - Porto Alegre!!

No dia 19 de julho, chegamos em casa. 6 meses e 5 dias depois, estarei de volta ao Brasil! ao Rio Grande do Sul! a Porto Alegre!

Mas não "fecho" o blog antes de contar da viagem - fica tranquila, irmã Joice!

E este foi o penúltimo post na Aggieland! Até o último!



2 comentários:

  1. huhuhuhu. muito bom!!! bah, tem que tirar foto no hotel do chaves!!! eheheheheheheh. muito legal, on the road na veia..eheheh. depois escreva contando o que aconteceu! abraço!!

    ResponderExcluir