sexta-feira, 17 de maio de 2013

Férias na Aggieland

E acabou o semestre! Foi semana passada, agora o pessoal está de férias. É, mais ou menos férias.

Férias na Aggieland...

No início de junho começam aulas especiais de verão, que duram dois meses e meio, ou dez semanas. Mas é facultativo, a maioria dos graduandos e pós-graduandos voltam às aulas somente no final de agosto, quando começa o semestre de outono, que vai até dezembro. Para pós-graduandos e professores funciona como no Brasil, há uma parada, mas certamente não se fica três meses de férias. Para mim, agora é que o bicho pega. Tenho um mês e dez dias para desenvolver o máximo de minha tese aqui!

...

Apesar da A&M ser uma instituição pública, é preciso pagar para estudar, como todas nos Estados Unidos. Por isso, quando conto que existem muitas universidade federais, em que se faz da graduação ao doutorado de graça, eles ficam impressionados.

Um semestre da pós-graduação aqui custa cerca de US$ 12.000. Para comparar, o semestre no mestrado ou doutorado em Comunicação da PUCRS custa US$ 7.400 (ainda bem que não pago!). Assim como nas universidades particulares brasileiras, existem bolsas. No caso americano, os pós-graduandos recebem bolsa para trabalhar com pesquisa, geralmente auxiliando no projeto de seu orientador, ou como professores de algumas disciplinas da graduação. É bem comum - todos os colegas da disciplina que fiz tinham uma das duas bolsas. A bolsa cobre a maior parte das taxas do curso e o aluno recebe um salário. Ou seja, não é como bolsista de federal ou bolsista integral de particular que recebe "apenas" para estudar. Eles são funcionários da universidade.

...

E com o horário de férias, os ônibus da Tamu param de funcionar às 18h e também não funcionam nos finais de semana. Agora é tarde de mais para eu ir atrás de uma bicicleta... Bom que dá para contar com a carona dos brasileiros ou dos colegas de departamento para "eventos", mas com certeza minha locomoção está bem limitada.

No próximo post vou falar sobre o Brasil nos Estados Unidos - o que aparece na mídia, o que eles sabem do Brasil e como é a "comunidade" brasileira em College Station.

*Ontem fui patinar no gelo aqui em College! Tem uma pista bem legal e juntamos uma brasileiradinha para ir. Foto no próximo post. Ah, não caí nenhum tombo dessa vez!

Um comentário:

  1. Olá Lirian! Pois é, quando eu estava procurando universidade pra ir, algumas (inclusive públicas) mandaram uma tabela de preços..euheueh. Abraço

    ResponderExcluir