sexta-feira, 12 de abril de 2013

Televisão: cultura pop direto da fonte

Vamos dar uma movimentada neste blog para meus caros leitores não desistirem de acessá-lo...

O tema de hoje é algo de que gosto muito e que é muito importante para mim (quase como comida, tema do post anterior): Televisão!

Se você é muito cult ou muito politizado, melhor não ler esse post, dedicado à "cultura pop".

Dizem que a gente sempre escolhe o objeto de estudo por algum motivo pessoal. Às vezes a gente não descobre muito facilmente que relação temos com a escolha. No meu caso, certamente tenho um apreço especial pelo meu objeto de estudo, que é, entre outras coisas, a televisão. Assim, tudo que assisto não deixa de ser conhecimento agregado rsss.

Mas não vou falar da minha pesquisa agora (taí, uma hora dessas vou fazer um post sobre o assunto - o que pesquiso e a quantas anda), mas sim do que tenho assistido de TV aqui. 

Na primeira semana, só assistia a oito canais (não quer dizer que assistia a todos, mas eram aos que eu tinha acesso), porque depois do nove não pegava. Na verdade, o 10 e 11 não pegavam e daí achava que acabava por ali. Como a TV a cabo é pelo condomínio, não tinha muitas informações... Até que um dia coloquei num canal sem querer, lá pelos números mais altos, e pegou! Bom, vai até o 72, com todos os canais que conhecemos pela Net, fora os da Globosat né? Mas era muito difícil assistir TV sem ter um guia dos horários, não ia ficar zapeando todos os canais para descobrir algo. Até que descobri um site com o guia de canais! E exatamente da TV a cabo do meu condomínio (pode olhar no link que é exatamente para o Willowick apartments, onde moro), então são os canais certinhos.

Entretenimento, companhia e aulas de inglês
Comecei com velhos conhecidos, como Friends, que passa em um canal das 21h às 22h e, em outro, das 22h às 00h. Até me envergonho de dizer, mas enjoei. Me envergonho porque parece uma traição com a turma porque no início era uma sensação de conforto que tinha assistindo Friends, meio que fazia eu me sentir em casa. Mas enjoa, né?

No início, também assistia muito a House Hunters (programa em que as pessoas estão buscando casa para alugar ou comprar, que passa no Brasil em não sei qual canal). É bacana porque dá para ver bem o estilo de moradia do americano, e também me identifico com a busca, já que passamos uns meses ano passado procurando apartamento pra comprar em Poa, e desistimos depois que o negócio do apartamento que escolhemos não foi adiante por problemas na documentação da proprietária... *Descobri que o House Hunters é totally fake. As pessoas que aparecem no programa acabaram de fechar negócio (compraram a casa) e daí gravam em outros dois lugares como se as pessoas fossem escolher entre os três...

Outros velhos conhecidos, mas que não me dedico a assistir, são Full House e The Nanny, alguns dos primeiros programas que lembro de assistir na TV a cabo, há mais de dez anos. Menos velhos, e sempre uma boa pedida, são Grey's Anatomy e The Big Bang Theory. 




Entre os seriados que eu já sabia que existiam mas que nunca tinha assistido, estão How I meet your Mother, que assisti a uns dois episódios para matar a curiosidade de saber porque minha irmã gosta tanto - mas não descobri - e The Client List, com a Jennifer Love Hewit (saudade dos tempos de Eu sei o que vocês fizeram no verão passado), que também assisti a uns dois episódios.

Tentei assistir a Game of Thrones, com a nova temporada repercutindo nas redes sociais e sendo comentada até na CNN, mas não rolou...

Meus programas favoritos são dois (preparem-se para a decepção)... Um é George Lopez. Alguém ja assistiu? A série acabou em 2007, mas como eu nunca tinha visto, nem ouvido falar, pra mim é inédito. O programa leva o nome do ator e produtor, que é o personagem principal. O George é de origem mexicana e é casado com uma cubana, e, com exceção da atriz que interpreta a filha deles, todos os atores principais são latinos. Ah, eu gosto! Será que por que é latino? Não sei. E como passa da meia-noite às 2h, é meu programinha antes de dormir.

Meu outro programa preferido, esse bem novinho, é The Voice. Não assisti ao brasileiro, mas, para comparar, "no lugar" da Claudia Leite é a Shakira. Muito melhor! Os quatro jurados são muito bons - além da Shakira, Shakira, Usher, Adam (do Maroon 5) e Blake Shelton (estrela country que, apesar de ser de Oklahoma, se "passa" por texano para convencer os texanos a entrarem no seu time... Adoro quando falam do Texas.) Bem legal o vídeo promocional da nova temporada:





De jornalismo (não pode faltar né, uma jornalista), assisto CNN. Acho interessante como eles são informais, mantêm conversar e fazem piadinhos direto - isso, por sinal, foi uma das coisas que mais me chamou a atenção, como o pessoal é engraçadinho, um sitcom na vida real, mesmo nas aulas do doutorado. Acompanhei a repercussão do incêndio de Santa Maria, o anúncio da morte do Hugo Chavez e a cobertura da escolha do novo papa pelo canal, experiências bem bacanas para ver o olhar da mídia americana.

Sobre filmes? Não sou uma cinéfila, então não assisto muito - e, pode até não parecer, mas tenho que estudar, e seriados são curtos, mas filmes não. Mas o que posso dizer é que os filmes aqui são americanos! Aham. Ou seja, nada que a gente não conheça - se bem que com os seriados é a mesma coisa.

Noveleira
Como eu sou uma pesquisadora de telenovela - dei até uma entrevista sobre o tema esses tempos (confere aqui, depois que acabar de ler o post, a partir da página 51) -, não posso deixar de assistir a uma novelinha né? Bom, primeiro, acompanhei, pelo site da Globo, os últimos capítulos de Da cor do pecado (!), porque antes de vir pra cá estava de férias e acompanhava de tarde (clássico, marido vai trabalhar e a mulher ficava lavando a louça e afins vendo a novela... que brega). Nas duas primeiras vezes que a novela passou, não me interessei nenhum pouco, mas dessa última... E é a novela brasileira exportada para mais países, aham!

Agora, vejo Salve Jorge. Acompanho os comentários sobre as viagens da Glória Perez e me divirto - não é minha autora preferida, mas sei tudo dela, porque na dissertação estudei Caminho das Índias, e me especializei em Glorinha, e suas licenças poéticas. Falando nisso, conhecem o Morri de sunga branca? Um besteirol, mas engraçado, fazem boas tiradas sobre a novela.

*Na verdade, mais do que estudar a novela, eu estudo o papel da novela na cultura brasileira, resumidamente...

Sobre outras mídias
Falando de outros meios de comunicação que não a televisão... Não leio jornal, embora receba o Houston Chronicle de graça, e a Tamu tenha um jornal diário de distribuição gratuita. Já li ambos uma vez ou outra por curiosidade, mas não me chama atenção... 

Para ter informações locais, tenho acessado um site da região de College Station (http://www.kbtx.com/), que tem sido bem útil. É engraçado porque as coisas acontecem tão perto e se não fosse eu ler as notícias nesse site, não ia saber. Tipo, um acidente de carro com morte na esquina de casa - vi os carros dos policiais, mas não vi vestígio do acidente e não sabia do que se tratava -, informações sobre a história de um professor do departamento que se suicidou - assunto pesado que é evitado entre professores e alunos -, ou a história da temporada de cobras, que comentei no Facebook. 

Rádio eu ouvi um dia pela internet. Procurei estações da cidade e dei uma geral para saber o que tocam, e deixei numa rádio de música country, pra me sentir mais no Texas. Tenho que fazer isso mais vezes - eu gosto da melodia. Mas ouço mais a rádio Gaúcha, sintonia certa em noites de jogo do Grêmio na Libertadores - o que foi acompanhar os pênaltis contra a LDU na pré-Libertadores?? Lindo ouvir o Hino Rio-Grandense cantado pela torcida do Grêmio na Arena!

Falando em música country, vou encerrar com uma...

***Amanhã, ao meio-dia, o Charles chega!! Ficamos aqui até quarta e depois viajamos. Amanhã mesmo vamos ao jogo de futebol americano dos Aggies. Vou tentar postar sobre o jogo, e sobre a chegada do marido, antes do recesso de duas semanas pra viagem. Ai, que feliz!!!





2 comentários:

  1. Lili!!! Só hoje fui ver o post novo! (Folguinha do pc no final de semana! acessos apenas ao facebook do celular!). Adorei o tema! Afinal, também adoro TV! Sabe que tenho o mesmo pensamento sobre filmes! Apesar de gostar de filmes, eles são mais longos... Apesar de as vezes ficar 2 horas assistindo a seriados! Quanto ao HIMYM, assiste desde a primeira temporada, na sequência, e depois vem falar de novo comigo! Sério! Esse George é um que tinha um program de auditório?
    Musiquinha legal! E a letra ajuda a conhecer algumas cidades do grande Estado do Texas! heheheh. Por falar em Texas, esses dias vi na TV por aqui uma propaganda: "D'ont mess with Texas". Aquele lindão do Matthew, entre outros, aparece na propaganda. Já assistiu?
    Não conhecia o tal sunga branca, fui dar uma espiada, mas não é o meu tipo... heheheh. Como malemal vejo as propagandas, acho que não fica tão engraçado!
    Bom, mana! Curte o maridão! E feliz niver pra ele! Beijocas.

    ResponderExcluir
  2. Bah, eu to vendo séries direto pra treinar o inglês! euheuheue. primeiro comprei um seinfield, mas já tô decorando as falas. friends, eu vejo na warner, e agora comprei o med man (rendeu a disciplina que fiz com o gerbase..auhauha). achei a primeira temporada nas Americanas! auhauhaua. e assisto aqui a CNN International, que não sei se é a mesma programação que passa aí.. enfim, estão falando de Boston 24 horas...
    Ah, e quero ver o post sobre a tese! TIpo, desde a qualificação não escrevi mais, pois acho que a inspiração vai vir quando eu estiver aí (se conseguir resolver os problemas burocráticos a tempo de ir!) euheuehue. abraço!

    ResponderExcluir